Blog

Editora Torcida apresenta livro sobre o Geraldão

Editora Torcida apresenta livro sobre o Geraldão

Grupo Torcida - 02/03/2023

A Editora Torcida apresenta mais um projeto na sua linha editorial. O livro “Geraldão, Palco dos Grandes Espetáculos” será lançado no dia 29 de março. Escrito pelo jornalista Beto Lago, o livro reconta a rica história de um dos mais importantes equipamentos esportivo e de entretenimento do Brasil.

O livro traz um rico conteúdo sobre os primeiros passos da construção do ginásio Geraldo Magalhães, idealizado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello, um dos mais conceituados do País na época. As festividades de inauguração, com eventos esportivos e shows musicais marcaram o evento do Geraldão, fundado no dia 12 de novembro de 1970.

Na quadra, o Geraldo Magalhães foi palco de grandes jogos do vôlei e do basquete mundial, além de torneios de futsal, handebol e outros. Também tivemos jogos do Halem Globetrotters, os “mágicos do basquete mundial”. O duelo entre as seleções de basquete do Brasil e dos Estados Unidos colocou Oscar e Magic Johnson lado a lado. Recentemente, tivemos a Copa América de Basquete Masculino (reunindo as melhores seleções dos três continentes) e a decisão da Supercopa de Vôlei Masculino.

Mas o Geraldão também sempre abriu suas portas para receber alguns dos maiores nomes da música nacional e internacional. Roberto Carlos, Julio Iglesias, Legião Urbana, Gilberto Gil, Rita Lee, Information Society A-Ha, Faith No More, Jimmy Clif, Mamonas Assassina, Lulu Santos, Nina Hagem, Tim Maia e muitos outros artistas. Sem falar nas exibições de circos estrangeiros e do Holiday On Ice, do quarteto Os Trapalhões e a Chacrinha, com suas chacretes.

“Geraldão, O Palco dos Grandes Espetáculos” conta com depoimentos de importantes personalidades que vivenciaram os momentos maravilhosos do ginásio, como do ex-governador Roberto Magalhães (irmão do então prefeito Geraldo Magalhães, que deu nome ao ginásio), Calípio, um dos maiores nomes do futsal brasileiro, Adrianinha, estrela do basquete mundial, e tantos outros.

“Como jornalista, sempre tive a preocupação de deixar registrado fatos da história do esporte do Estado. Esta foi a ideia em fazer o livro sobre o Geraldão. Acredito que vamos preservar um pouco da história do ginásio desta que é um dos mais importantes palcos do esporte e do entretenimento nacional e internacional”, comentou o jornalista e escritor Beto Lago.

ìndice de postagens